CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TOD, E SUAS IMPLICAÇÕES EM CASA E NO CONTEXTO ESCOLAR

Michele Maciel Iores, Laura Morais Machado, Dione Matos Cardoso

Resumo


INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo apresentar um tema polêmico e de extrema importância, e que é pouco comentado nos dias de hoje. Portanto, o tema vai contribuir para o conhecimento do distúrbio que neste caso, é o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).  As crianças acometidas desse tipo de comportamento podem apresentar déficit no seu processo de aprendizagem e no seu relacionamento com os pais. Além da predisposição das enfermidades, este transtorno pode fazer com que a criança possa sofrer de problemas, sejam eles físicos ou psicológicos, dificultando o seu desenvolvimento. DESENVOLVIMENTO: Os comportamentos característicos do TOD , estão associados a transgressão de normas; são desafiadores e anti-sociais, causando incômodo nas pessoas por serem problemas que geram grande impacto no ambiente social (Koch & Gross, 2005; Veiga, 2007). O TOD está associado aos comportamentos de desobediência, desafio e hostilidade emitidos de forma constante às pessoas que ocupam papéis de autoridade em casa e também no contexto escolar (APA, 2002).. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Todavia, percebe-se que a associação do TOD com TDAH é freqüente, pois, em (50% dos casos), deve ser investigadas em todas essas crianças para que sejam tomadas as medidas necessárias, a fim de prevenir problemas de aprendizagem e de baixo rendimento escolar. Sendo assim, as crianças  apresentam humor zangado e irritável, pois, facilmente perdem a paciência; são sensíveis e se sentem muito incomodadas pelos outros; discutem com adultos ou pessoas em posição de autoridade e desafiam ativamente as pessoas, ou se recusam a obedecer às solicitações ou regras dos adultos..

                                              


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