ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA EM RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Tatiana Fardin, Mirele Ruff Trojahn

Resumo


INTRODUÇÃO: A atuação de fisioterapeutas especialistas na área de terapia intensiva neonatal e pediátrica é recente, em que a partir do ano 2000 ocorreu a difusão dos cursos e treinamentos nestas áreas. OBJETIVOS: Identificar se há protocolos para atendimentos da equipe de fisioterapia na unidade de terapia intensiva neonatal. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal descritivo, a ser realizado com fisioterapeutas atuantes em UTIN em hospitais do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados será utilizado questionário por meio do Google Forms, os dados coletados serão analisados através da plataforma Excel, organizados na tabela por cada pergunta formulada e descritos ao final conforme sua prevalência. RESULTADOS: Após a proposta de coleta de dados pode-se observar que a maioria dos hospitais em que os fisioterapeutas participantes atuam possui protocolos para atendimento dos RN. CONCLUSÃO: Identificou há protocolos, apesar do número pequeno da amostra. Sugerem-se mais estudos acerca do tema para incluir protocolos em hospitais que não possuem.


Palavras-chave


Fisioterapia. Prematuridade. Protocolo de intervenção.

Referências


SANDES, Jane Lane de Oliveira; et al. Atuação do Fisioterapeuta e a resposta do recém-nascido ao método canguru: estudo documental. Revista Saúde, v.12, n. 3-4, 2018.

SILVA, Carla Cavalcante Ventura. Atuação da fisioterapia através da estimulação precoce em bebês prematuros. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, v.5, n.5, p.29-26, jan/jun.2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA