INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL X EMOÇÕES COMUNS EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE NA PANDEMIA

Henrique Santos da Silva, Bianca da Silva Oliveira, Dara Corrêa Moreira, Laura Moraes Machado

Resumo


Frente a pandemia causada pela COVID-19, muitos hábitos e rotinas precisaram ser modificados. Com isso, as modalidades de ensino presencial, em todos os níveis, foram substituídas pelo ensino remoto. É notório o sofrimento psíquico e dificuldades de alunos de todos os níveis de educação, sendo identificado fatores como estresse, sentimento de incapacidade frente ao isolamento, preocupação com os cuidados preventivos, sinais de ansiedade e depressão, além de dores de cabeça, irritação, auto isolamento, perda da vontade de realizar atividades, angústia e até distúrbios alimentares. Destaca-se então, os alunos da área da saúde, por terem que se adaptar a essa nova realidade remota, que em outros momentos traria muitas atividades práticas, também por estarem inseridos na linha de frente de uma estrutura de saúde durante uma pandemia. Sendo assim, visto a necessidade de uma intervenção voltada aos alunos da área da saúde, foi desenvolvido na disciplina de Intervenção Psicossocial uma cartilha intitulada de “Emoções comuns em estudantes no período de pandemia[1] , explanando sobre técnicas de regulação emocional e o reconhecimento de emoções apresentadas neste atual momento. Sendo elas ansiedade, estresse e medo; e o que fazer quando estas se apresentarem. Além disso, a cartilha apresenta os serviços de apoio psicológico do município de Cachoeira do Sul, que podem ser contatados para o auxílio do enfrentamento destas emoções e demais demandas voltadas à saúde mental do estudante.


Palavras-chave


Pandemia, Ensino Remoto, Emoções.

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