Isolamento social X fome exponencial: o papel do CRAS na atenuação da insegurança alimentar durante a pandemia da Covid-19

Maria Luiza Pozzobon Costa, Aléxia da Costa Teixeira, Rodrigo Brito Fellin

Resumo


A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente nos campos sociais, econômicos, políticos e de saúde física e mental ao redor do mundo. No Brasil, a capacidade de proteção e enfrentamento da Covid-19 não ocorreu de forma homogênea, e a dificuldade de acesso e aquisição de alimentos voltou a ser uma das principais pautas atreladas ao sofrimento da população. A partir deste trabalho buscou-se, por meio de revisão bibliográfica, trazer o histórico do combate à fome no País, compilar dados referentes à insegurança alimentar antes e durante o período pandêmico, além de ressaltar a importância dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos profissionais psicólogos neste cenário. Identificou-se que, ao longo das últimas décadas, governos brasileiros criaram e modificaram programas de auxílios e benefícios conforme a troca de mandato, com alguns períodos de razoável sucesso e atual declínio nos índices de segurança alimentar em território nacional. Mesmo que a redução tenha iniciado antes da pandemia, aponta-se que fatores ligados à Covid-19 como isolamento social, diminuição de vagas formais e informais de emprego e a suspensão das aulas contribuíram para o aumento da fome. Esta conjuntura agravou quadros de vulnerabilidade e atingiu novos indivíduos, colocando-os em zona de exclusão social com perda de autoestima e de senso de dignidade. Nesse sentido, evidencia-se a relevância do papel dos CRAS como centralizador de acesso a direitos, assim como a do psicólogo como auxiliar no empoderamento e resgate da percepção de cidadania destes sujeitos.

Palavras-chave


fome, insegurança alimentar, covid-19, CRAS, pandemia, auxílio, alimentação, vulnerabilidade social, calamidade

Referências


BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Assistência social e segurança alimentar. 2004. Disponível em: . Acesso em 15 set. 2021.

_____. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS. LOAS Anotada – Lei Orgânica de Assistência Social. Brasília, 2009.

______. Ministério da Cidadania. Atuação da política de Assistência Social no contexto da pandemia do novo coronavírus. Brasília, 2021.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Contribuições para a adaptação e o aprimoramento dos serviços de proteção social básica do SUAS no contexto de calamidade, emergência e pandemia da COVID-19. Brasília: [S.N.], 2021.

______. Impactos primários e secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes. 2021. Disponível em: . Acesso em nov. 2021.

MEDEIROS, Juliana. Benefícios, Serviços e Programas em tempos de calamidade pública. 2020. In: Blog Gesuas. Disponível em: < https://www.gesuas.com.br/blog/beneficios-calamidade-publica/>. Acesso em outubro de 2021.

REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR (REDE PENSSAN). VIGISAN: Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Rio de Janeiro: Rede Penssan, 2021. Disponível em: . Acesso em nov. de 2021.

ROSANELI, C. F. et al. A fragilidade humana diante da pobreza e da fome. Revista Bioética, v. 23, n.1, p. 89-97, 2015.

SCHAPPO, S. Fome e insegurança alimentar em tempos de pandemia da covid-19. SER Social, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 28–52, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i48.32423. Disponível em: . Acesso em nov. 2021.

ZIMMERMAN, Clóvis. Os Programas sociais sob a ótica dos direitos humanos: O caso do Bolsa Família do governo Lula no Brasil. Revista Internacional de Direitos Humanos. Dez 2012. Disponível em: . Acesso em set 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA