PREVALÊNCIA DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA AOS ESFORÇOS EM MULHERES PRATICANTES DE CROSSFIT: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Franciele Soares Nunes

Resumo


INTRODUÇÃO: A Incontinência Urinária aos Esforços (IUE) leva a perda de urina em situações de aumento da pressão intra-abdominal (PIA), tais como, espirrar tossir, correr, pegar peso e acontece devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico (MAP) ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Na prática do Crossfit, o atrito gerado entre os pés e o chão pode gerar uma sobrecarga nos MAP e consequentemente a fraqueza dos mesmos, levando à IUE. OBJETIVOS: Identificar a prevalência de IUE em mulheres praticantes de Crossfit. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo transversal de prevalência. Mulheres praticantes de Crossfit, no espaço SUPERFORCE CROSSFIT da cidade de Cachoeira do Sul/RS e participantes do grupo do Facebook PLANETA CROSSFIT responderão a um questionário online desenvolvido no Google Forms com questões relativas ao tipo de incontinência urinaria, frequência, tipo de exercício que ocorre e interferência na qualidade de vida, entre setembro e outubro de 2022. Serão utilizados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o questionário de coleta de dados gerais para caracterização da amostra, o questionário International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form (ICIQ-SF) e o questionário de exercícios específicos do Crossfit.

 

Palavras-chave: Incontinência urinária de esforço. Exercício físico. Qualidade de vida.


Palavras-chave


Incontinência urinária de esforço. Exercício físico. Qualidade de vida

Referências


BOGÉA, Monique et al. Incontinência urinária de esforço em mulheres praticantes de Crossfit: Um estudo transversal de prevalência. Int J Develop Res, v. 8, n. 7, p. 21642-5, 2018.

CONITEC. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Incontinência Urinária não Neurogênica. Ministério da Saúde. n. 495, 2019. Disponível em:http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2020/Relatrio_Incontinencia_Urinria_no_Neurogncica_no_Adulto_495_2019_Final.pdf Acesso em: 25 maio 2022.

TAMANINI, José Tadeu Nunes et al. Validação para o português do" International Consultation on Incontinence Questionnaire-Short form"(ICIQ-SF). Revista de saude publica, v. 38, p. 438-444, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA