INTERVENÇÃO COM PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA

Carolina da Rosa, Amália Cristina da Fontoura San Martin, Filipe Eduardo Streck Bundt

Resumo


Carolina da Rosa¹, Amália Cristina da Fontoura San Martin¹, Filipe Eduardo Streck Bundt¹, Cristiana Rezende Caneda¹

Universidade Luterana do Brasil¹. carolinarosa@rede.ulbra.br

INTRODUÇÃO: Este trabalho, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Ulbra de Cachoeira do Sul – RS, caracteriza-se como uma intervenção na modalidade de grupo operativo para a assistência aos pais de alunos da escola pública E.M.E.F. Mario Godoy Ilha. OBJETIVOS: Conhecer e discutir os impactos das vicissitudes ocorridas durante a pandemia na vida das famílias no tocante à educação dos filhos. Contribuir para a saúde mental dos pais e alunos no processo de aprendizagem no período de pandemia. Promover um espaço de escuta, troca de experiências e capacitação pessoal. Colaborar para a diminuição do estresse dos alunos/filhos devido ao ensino remoto. Desenvolver estratégias com os pais para lidar melhor com os desafios. METODOLOGIA: Foram realizados 5 encontros com os pais, acontecendo semanalmente e de forma remota (através do Google Meet), com duração de 45 minutos. RESULTADOS: Pode-se perceber que os pais e mães que aderiram ao projeto sentiram-se confortáveis em expor suas experiências e angústias diante do ensino dos filhos no contexto da pandemia. CONCLUSÃO: Foi possível repensar as práticas da Psicologia a partir deste momento, uma vez que experimentamos métodos antigos com novas organizações e formatos. Sendo, também, uma grande oportunidade de crescimento profissional para os acadêmicos.

Palavras-chave: saúde mental, ensino remoto, pandemia.


Palavras-chave


pandemia, ensino remoto, pais

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