COMPORTAMENTO HORMONAL EM IDOSOS PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA
Resumo
INTRODUÇÃO: O exercício físico é um potente estímulo fisiológico para a secreção de GH (hormônio do crescimento), e o exercício de força é capaz de aumentar a sua secreção. Entretanto, a idade, o sexo, o nível de aptidão física e o percentual de gordura são fatores que interferem na secreção de GH em resposta ao exercício. Alguns aspectos fisiológicos, contudo, ainda permanecem controversos e desconhecidos, incluindo fatores que regulam sua síntese, mecanismos de ação e efeitos no metabolismo proteico e lipídico, sendo o exercício físico considerado um potente estimulador da síntese de GH. No treinamento de força é importante controlar o tempo de intervalo entre as séries, a carga e a frequência da sessão de treino para que ocorra aumento de GH. OBJETIVO GERAL: Verificar se o treinamento de força influencia na produção do hormônio GH em idosos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Verificar a importância do hormônio GH no organismo dos idosos; verificar se há influência do treinamento de força para a produção desse hormônio; identificar se há benefício da prática de exercício físico para minimizar os efeitos na fase do declínio do hormônio GH. METODOLOGIA: Foi realizado uma revisão bibliográfica na literatura na base de dados digitais google acadêmico incluindo artigos em português e inglês publicados desde o ano 2000. Após a busca 5 artigos atenderam aos pré-requisitos. CONCLUSÃO: Com base nos resultados encontrados, foi possível observar que o exercício físico influencia na produção do hormônio GH em jovens e adultos, já em idosos os resultados encontrados não são consensuais.
Palavras-chave
Referências
Cruzat, V., Donato, Jr., Tirapegui J., Schneider C. D., Hormônio do crescimento e exercício físico: considerações atuais, Revista Brasileira de Ciências FarmacêuticasBrazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 44, n. 4, out./dez., 2008.
Fechine, B. R. A., Trompieri N., O processo de envelhecimento: As principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Revista científica internacional, edição 20, vol. 1 artigo n°7 jan/mar 2012.
Ignacio, D. L., Conceição F. L., Hormônio do Crescimento e Exercício Físico, FAPERJ vol.14 n°1 jan/jun 2018.
Jambassi, J.C.F., Gurjão A. D., Cecatto M., Prado A. K., Gallo L.H., Gobbi S. Efeito de diferentes intervalos de descanso entre séries nas concentrações de hormônio do crescimento em idosas treinadas. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano fev/ago 2014.
Oliveira R., Lima R., Gentil P., Simões H., Ávila W., Silva R., Silva F. Respostas Hormonais Agudas a Diferentes Intensidades de Exercícios Resistidos em Mulheres Idosas. Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, No 4 – Jul/Ago, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA