INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NO MAIO AMARELO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruno da Costa Behlke, Eveline Freese, Gabriela Quilião Bicca, Marta Eliane Silva de Mello Hamann, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: Um comportamento adequado reduz a chance de conflitos e até de acidentes de trânsito. Boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. Desse modo, é essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas. Tendo em vista o crescente número de acidentes de trânsito e que este tem se configurado como um problema de saúde pública, nosso objetivo é apresentar uma intervenção realizada em uma escola de ensino fundamental do município de Cachoeira do Sul, alusiva ao Maio Amarelo, mês da conscientização no trânsito. DESENVOLVIMENTO: A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Abreu com cinco turmas, do pré ao quarto ano, de aproximadamente 15 crianças, por meio de uma orientação sobre os aspectos relacionados ao comportamento no trânsito, regras e à sinalização, bem como uma atividade prática que simulou o tráfego no trânsito e posterior entrega de carteirinhas de habilitação para os alunos, após a realização da atividade. As crianças demonstraram interesse e envolvimento na realização da atividade compartilhando o que aprenderam com os colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da realização da atividade, percebemos que a intervenção atingiu o objetivo proposto visto que as crianças puderam expressar livremente e com espontaneidade as suas ideias, além de compartilhar o que aprenderam, possibilitando assim que os alunos refletissem sobre a importância de adotar um comportamento seguro no trânsito tanto para sua segurança pessoal quanto coletiva.


Palavras-chave


maio amarelo; trânsito; comportamento

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