ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ADOLESCENTES NA FEIRA DE OPORTUNIDADES

Bruno da Costa Behlke, Eveline Freese, Marta Eliane Silva de Mello Hamann, Natália Moreira Kasper, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A Orientação Profissional (OP) é um campo de estudo e atuação que busca compreender aptidões, interesses, dificuldades e processos de escolha de indivíduos quando o assunto é profissão e carreira. Tudo isso visando desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem a tomada de decisões, na área de OP, tão importante da vida. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma intervenção da psicologia junto a Feira de Oportunidades do SENAC.  DESENVOLVIMENTO: A intervenção foi realizada com duas turmas de aproximadamente 23 adolescentes de ensino médio e técnico por meio de dinâmica de grupo, aplicação da EMEP (Escala de Maturidade Profissional) com posterior devolutiva por e-mail aos participantes, e palestra abordando sobre os aspectos da maturidade profissional, como: autoconhecimento, atitudes, determinação, responsabilidade pela escolha profissional e conhecimento da realidade socioprofissional. Os adolescentes mostraram-se atentos durante a palestra, de modo que percebeu-se a necessidade de terem um momento para refletir sobre a sua escolha profissional, sobretudo sobre o autoconhecimento, uma vez que a literatura traz esse aspecto como sendo de suma relevância para a escolha profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos resultados obtidos, entende-se que a realização de intervenções que abordam a temática da orientação profissional junto aos adolescentes é fundamental no processo de escolha de uma carreira nesta fase da vida. Sendo assim, destaca-se a necessidade de intervenções futuras que visem o aprofundamento de autoconhecimento, atitudes, determinação, responsabilidade pela escolha profissional e conhecimento da realidade socioprofissional.


Palavras-chave


orientação profissional; intervenção; adolescentes

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA