EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE IST EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é caracterizada por intenso crescimento e desenvolvimento, e nessa etapa ocorre uma das maiores incidências de infecções sexualmente transmissíveis (IST) devido aos comportamentos de risco. Mesmo sendo considerado um assunto do cotidiano, o conhecimento dos adolescentes acerca das IST’s ainda é insuficiente. Diante disso, os jovens necessitam de informações claras e corretas sobre a temática, bem como compreensão e apoio. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência sobre educação em saúde de IST's em uma escola de ensino fundamental. A Dinâmica foi realizada em Junho de 2022 na Escola Angelina Salzano Vieira da Cunha. O tema foi abordado com alunos do 6º, 7º ,8º e 9º ano através da dinâmica “Verdade ou Mito”, visando testar o conhecimento deles sobre o tema e a partir das respostas, repassadas informadas corretas, esclarecimento de dúvidas e orientações. A dinâmica permitiu que os alunos se expressassem e manifestassem o seu posicionamento sobre os assuntos propostos, e também facilitou na compreensão dos conteúdos. Através da dinâmica proposta, notamos que os alunos têm muitas dúvidas sobre a temática, mesmo que esse assunto já tenha sido abordado em outros momentos. Além das IST’s, Também surgiram questionamentos sobre aborto, tabagismo e acesso à unidade básica de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, percebemos a importância de uma educação sexual de qualidade nas escolas, com foco em abordagens para o público jovem. É necessário influenciar uma aproximação desse público com os serviços de saúde, de modo que se sintam à vontade para procurar auxílio e informações.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA