PERFIL EPIDEMILÓGICO DE PACIENTES ATENDIDOS PELO MÉTODO PILATES EM UMA CLINICA DE CAÇAPAVA DO SUL - PROJETO DE PESQUISA

Vitória de Freitas Rodrigues, Rafael Klegues Bregagnol, Mirele Ruff Trojahn

Resumo


O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, sendo o produto de sua observação e pesquisa, do corpo humano e do seu funcionamento natural (JUNIOR, P. C. N. et al 2008). O método caracteriza-se por um conjunto de movimentos onde a posição neutra da coluna vertebral é sempre respeitada, objetivando a melhora da coordenação da respiração com o movimento do corpo, a flexibilidade geral, a força muscular e a postura, sendo, portanto, esses fatores essenciais no processo de reabilitação postural, na prática desses exercícios musculares de baixo impacto, recomenda-se a utilização de seis princípios imprescindíveis: concentração, controle, precisão, fluidez do movimento, respiração e utilização do centro de força (COSTA, L. et al 2012).
O trabalho tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico de pacientes do método Pilates atendidos no período de janeiro/2022 a junho/2022 em uma clinica de fisioterapia na cidade de Caçapava do Sul/RS.
Estudo do tipo transversal, observacional e descritivo, com abordagem quantitativa do tipo pesquisa de levantamento de dados não controlada. O trabalho será realizado em uma clinica de fisioterapia na cidade de Caçapava do Sul/RS. Serão inclusas fichas de pacientes atendidos no período de janeiro/2022 á junho/2022 com frequência de 2x na semana. Serão excluídas aquelas que não atenderem os critérios de inclusão. Serão consultadas as fichas dos pacientes atendidos pelo método Pilates.
Dados quantitativos serão expressos em média e desvio padrão. Dados qualitativos expressos em frequências absolutas e relativas. Será utilizado software Excel para analise de dados.


Referências


JUNIOR, P. C. N. et al. Os efeitos do método Pilates no alinhamento postural: estudo piloto. Fisioterapia Ser: v. 3, n. 4, 2008.

COSTA, L. et al. O método Pilates no Brasil: uma revisão de literatura. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 41, n. 3, p. 87-92, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA