PROJETO VALENTE E O RETORNO À PRESENCIALIDADE: NOVAS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO

Amália Cristina da Fontoura San Martin

Resumo


INTRODUÇÃO: A pandemia do Covid-19 afetou durante dois anos o convívio social e as rotinas proporcionados pela escola. Em consequência disso, os estudantes retornaram com dificuldades emocionais importantes, causando prejuízos significativos na saúde mental, na aprendizagem e na qualidade de vida. Irritabilidade, comunicação violenta, ansiedade, oscilações de humor, agressividade, falta de limites, desânimo, desatenção, são queixas comuns nas instituições neste momento. É essencial intervir junto às escolas, para proporcionar falas sobre a importância do reconhecimento das emoções e da autorregulação emocional. OBJETIVOS: Receber as demandas das escolas e esclarecer a importância da compreensão das emoções e da autorregulação emocional neste período de retorno ao ensino. MÉTODO: No retorno a presencialidade, tiveram uma desregulação emocional, sendo identificada necessidade de intervenção pertinente às demandas recebidas sendo feitas pesquisas bibliográficas acerca dos temas propostos. RESULTADOS: As emoções desempenham funções importantes, identifica-las e aprender a lidar com elas é um exercício que pode ser aprendido, favorecendo o autoconhecimento. CONCLUSÃO: O aumento da procura por intervenções sobre saúde mental para toda a comunidade escolar, demonstram a necessidade urgente de apoio maior e investimentos na educação para que se consiga acolher e amenizar os desafios encontrados neste retorno à presencialidade.

Palavras-chave


educação, saúde mental, pandemia.

Referências


SANTANA, Vitor Santos; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. Estud. Psicol. (Natal), Natal, v. 21, n. 1, p. 58-68, Mar. 2016.

ARRUDA, E. P; Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.

GOLEMAN, D; Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Editora Objetiva Ltda, Rio de Janeiro, 2012.


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