ALIENAÇÃO PARENTAL, UMA ANÁLISE A PARTIR DAS FALSAS MEMÓRIAS

Bianca Da Silva Oliveira, Cátia De Oliveira, Amália Cristina De Fontoura sanmartin

Resumo


Introdução: A Alienação Parental (AP) é a interferência de um dos genitores na criança ou adolescente, promovendo repúdio ao outro genitor com o intuito de prejudicar a manutenção ou estabelecimento de vínculos, que pode levar a falsas memórias (FM). As FM ocorrem quando uma pessoa lembra de eventos que não aconteceram ou lembram de maneira distorcida, em muitos casos a AP juntamente com a FM são usadas em processo de separação, levando ao judiciário um árduo trabalho multidisciplinar. Objetivos: Verificar a relação entre AP e FM, bem como identificar a importância do acompanhamento psicológico. Método: Para a realização do trabalho foi utilizado a revisão narrativa de literatura, os materiais foram selecionados de acordo com os objetivos. Resultados: A necessidade de avaliações psicológicas referente a crianças ou adolescentes com genitores separados ou em processo enfatizou a importância do trabalho em conjunto do poder judiciário com a psicologia com o foco no fortalecimento de mecanismos para evitar ou minimizar os danos causados pela AP. Conclusão: A dificuldade enfrentada pelo poder judiciário diante de apurações de denúncias de abuso sexual decorrente da AP enfatiza a necessidade da criação de mecanismos jurídicos juntamente com a psicologia com o foco na veracidade dos casos e a reavaliação dos genitores com a tentativa de minimizar o impacto negativos da AP no desenvolvimento psicológico da criança ou adolescente.

Palavras-chave


alienação parental, falsas memórias

Referências


CINTRA, Pedro; et al. Síndrome de Alienação Parental: Realidade Médico-Psicológica ou Jurídica? Disponível em: . JULGAR- N.º 7 2009.

COSTA, Jaia Adriana Rodrigues. Alienação Parental: Aplicabilidade da lei n° 12.318/2010 diante das falsas acusações de abuso sexual. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Porto Alegre, 2009.

GUILHERMANO, Juliana Ferla. Alienação Parental: Aspectos Jurídicos e Psíquicos. Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em . 29 de junho de 2012.

TEIXEIRA, Leonardo Wegner; COSTA, Marcelo Cacinotti. Alienação Parental e Falsas Memórias: A relevância da apuração probatória. Disponível em . Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. RevInt - Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão ISSN 2358-6036 – v. 9, 2021, p. 448-459. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA