INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NA ESCOLA – EMOÇÕES E AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA

Amália Cristina da Fontoura San Martin

Resumo


INTRODUÇÃO: O complexo panorama educacional atual denuncia as consequências na saúde mental da comunidade escolar, provocadas pela pandemia da COVID-19. São queixas de crises de ansiedade recorrentes entre os alunos, de medo, de insegurança, de raiva e de tristeza no discurso da escola. Em meio as diversas queixas relativas ao estado emocional e psicológico de alunos que a psicologia tem escutado, percebe-se a necessidade de um trabalho de identificação das próprias emoções, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e estratégias para lidar melhor com os sentimentos. OBJETIVO: Incitar o reconhecimento das emoções visando o desenvolvimento de estratégias funcionais de autorregulação emocional com os alunos das turmas de sexto ao nono ano de uma escola de ensino fundamental. DESENVOLVIMENTO: Este relato de experiência do PEI de Intervenção Psicossocial apresenta uma intervenção realizada a partir do mapeamento das necessidades psicossociais em uma escola estadual de Cachoeira do Sul, por meio de um espaço de escuta com a equipe diretiva, professores e palestras com os alunos. A intervenção teve como foco os alunos do sexto ao nono ano que reagiram com receptividade durante as intervenções, compartilharam com o grupo, formas de identificar as próprias emoções, comparando períodos de maior e menor regulação emocional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta de reconhecimento das emoções e a autorregulação emocional favorece a manutenção da saúde mental, sendo um recurso de adaptação emocional da vida humana

Palavras-chave


escola, adolescência, regulação emocional.

Referências


ARRUDA, E. P; Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.

GOLEMAN, D; Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Editora Objetiva Ltda, Rio de Janeiro, 2012.

SANTANA, Vitor Santos; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. Estud. Psicol. (Natal), Natal, v. 21, n. 1, p. 58-68, Mar. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA