REGULAÇÃO EMOCIONAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Deyse Colvello Ubatuba Félix, Bruno da Costa Behlke, Cassia Josiane Machado Bartmann, Gisele Marasini

Resumo


INTRODUÇÃO: A regulação emocional é um dos componentes da competência emocional e constitui-se uma habilidade fundamental para a socialização. Por meio dessa habilidade, a criança pode ter uma interação mais adequada e ajustada às exigências sociais, tendo a possibilidade de comunicar estados emocionais próprios e de saber o que acontece aos outros. Portanto, trabalhar sobre emoções na adolescência no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma intervenção sobre emoções em uma escola de Ensino Médio do Município de Cachoeira do Sul – RS. A finalidade da intervenção foi apresentar as emoções básicas, bem como orientar sobre como reconhecer e expressar as emoções, por meio da utilização de algumas ferramentas. DESENVOLVIMENTO: A intervenção foi realizada em três encontros com alunos do 1º ano do ensino médio integral com duração de 1h, sendo 25 alunos em média por grupo. No primeiro encontro, trabalhou-se as emoções básicas, no segundo, técnicas utilizadas e, no terceiro encontro, desenvolveu-se uma dinâmica da roda das emoções. Os adolescentes de turno integral na escola mostraram-se quietos nos encontros, mas demonstraram dúvidas a respeito do tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar das pessoas estarem preparadas para enfrentar situações que exigem um processo de adaptação desde o início da vida, a partir da percepção das relações causais das próprias experiências emocionais, intervenções de regulação emocional nas escolas contribuem para a adaptação e um melhor desempenho dos jovens.

 

Palavras-chave: escola, adolescentes, emoções.


Palavras-chave


Palavras-chave: escola, adolescentes, emoções.

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