PROJETO DE INTERVENÇÕES NAS TURMAS DA EJA
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente projeto faz parte do programa PEI e teve início na disciplina exercício físico e saúde, objetivando avaliar os indicadores de saúde, intervir através de exercícios físicos na adoção de novos hábitos e proporcionar vivências formadoras na profissão. O local das intervenções está sendo uma escola pública de Cachoeira do Sul, a qual autorizou através de uma carta de aceite as intervenções descritas. DESENVOLVIMENTO: Inicialmente foi realizada a avaliação física dos alunos através de testes globais e anamnese. As intervenções ocorrem semanalmente em período de 45 minutos com exercícios físicos e atividades lúdicas. Os alunos avaliados apresentam uma grande discrepância de faixa etária. As atividades são planejadas e enviadas ao professor orientador para análise e possíveis correções antes de aplicá-las. Os indicadores de saúde apontam alunos com patologias como: diabetes e hipertensão. Referente ao auto cuidado detectou-se baixos índices na realização de exames preventivos; na ingestão de água e no consumo de alimentos saudáveis. Predominantemente possuem uma rotina sedentária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desempenho dos alunos tem sido satisfatório com ênfase na participação dos estudantes de idade mais avançada, os quais demonstram mais interesse e valorizam o momento da prática dos exercícios e atividades. Percebe-se um baixo índice de auto cuidado e a importância desta vivência acadêmica.
Palavras-chave
Referências
BERNARDES, Simone. Nutrição e Estética. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
BRANCO, Antonio Eduardo (org.). GINÁSTICA LABORAL: Prerrogativa do Profissional de Educação
Física. Rio de Janeiro:CONFEF, 2016.
DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação física: Possibilidades de intervenção na
escola. Campinas, SP: Papirus, 2015 -
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/2028/pdf/5
SABA, Fabio. Mexa-se.São Paulo:Phorte, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA