O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA COM CRIANÇAS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Eveline Freese, Laura Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: A transferência é o fenômeno pelo qual as emoções, pensamentos e experiências do paciente são compartilhados com o terapeuta durante o curso do tratamento. Na análise com crianças, a importância da transferência é fundamental pelo impacto terapêutico significativo que auxilia no processo de compreensão de como a criança percebe o mundo. OBJETIVOS: Investigar como o processo de transferência e a aliança terapêutica é construída com crianças na clínica psicanalítica. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de caso através da observação de uma paciente do Núcleo de Atendimento Psicológico - NAP para a descrição de contextos experienciados por ela  e compreender o seu contexto de vida e realidade.O método utilizado para conduzir as sessões foi a associação livre, prática que permite ao paciente poder expressar suas ideias de forma livre, sem interferência direta do analista. RESULTADOS: Os atendimentos tiveram o total de 12 sessões, incluindo anamnese com o responsável e devolutiva. A paciente M., 12 anos, iniciou os atendimentos no NAP por meio de sua mãe com a queixa inicial sendo atribuída ao processo de separação dos pais. Após o começo dos atendimentos com M., foram verificados outros fatores como questões domiciliares e no ambiente escolar. CONCLUSÃO: O processo de transferência foi realizado através de um setting terapêutico formado de acordo com as necessidades trazidas pela paciente além da demanda da mãe. O manejo clínico foi flexionado de modo a trabalhar os temas essenciais presentes na vida de M., respeitando os momentos de resistência até seu abandono.

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