A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES: UM RELATO DE OBSERVAÇÃO

Renata Oliveira Rosa, Caroline de Souza Moraes, Julia Brites de Matos, Isadora Ferreti Gonçalves

Resumo


INTRODUÇÃO: A cada ano que passa as responsabilidades e exigências sobre o professor no contexto escolar aumentam. Entretanto, cada vez mais, há a ausência de reconhecimento da sociedade e dos próprios alunos a respeito do seu trabalho, contribuindo para que o docente sinta-se desvalorizado e desmotivado. Por consequência, ele pode não enxergar o propósito do seu trabalho, assumindo uma imagem negativa da profissão, que, logo, será transmitida às pessoas tanto no ambiente escolar, quanto familiar e social. DESENVOLVIMENTO: Nesse sentido, realizaram-se observações, do tipo participante, no contexto escolar, em uma escola estadual, com o intuito de construir um projeto de intervenção terapêutica voltado para os professores, com base na promoção da saúde mental. Inicialmente, foi feita a escuta de oito professores presentes na instituição no primeiro dia de visita. Tal escuta, permitiu a compreensão da percepção destes professores frente ao seu papel docente e sua relação com os alunos. Na sequência, foram realizadas, durante duas noites, observações de uma turma de Educação para Jovens e Adultos, composta por oito alunos, sendo cinco meninos e três meninas, em momentos com diferentes matérias e professores. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS: A partir da escuta dos professores e das observações realizadas da turma, identificou-se a sobrecarga de trabalho, falta de expectativas quanto ao ensino, causando frustração e desmotivação. Relacionadas aos alunos, os professores descreveram alto nível de infrequência devido ao trabalho e/ou filhos, e comportamento desrespeitoso de alguns. Sendo assim, percebe-se a necessidade da criação de espaços de escuta e de intervenção psicológica neste contexto.

 


Palavras-chave


professores, desmotivação, sobrecarga

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA