PRÁTICAS INTERVENTIVAS EM TCC NO TRATAMENTO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO EM CRIANÇAS

Évelin da Silva Bromirsky, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: Considerada o tratamento psicoterapêutico mais eficaz para a ansiedade, com resultados mantidos a longo prazo, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) envolve o treinamento de habilidades sociais, correção de pensamentos distorcidos, exposição gradual a medos e respostas para sintomas. Sintomas de ansiedade são uma resposta natural que a maioria das pessoas consegue lidar, mas quando intensificados e prejudiciais à vida cotidiana, ocorre o transtorno de ansiedade. Este é comum em crianças, havendo destaque no diagnóstico para o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS). OBJETIVOS: Buscou-se compreender o TAS infantil e verificar possíveis intervenções da TCC. METODOLOGIA: Utilizou-se o método de revisão integrativa de literatura. RESULTADOS: A ansiedade pode afetar a memória, atenção e desempenho acadêmico das crianças, além de prejudicar o desenvolvimento emocional, tornando difícil distinguir medos normais de patológicos. O TAS se caracteriza como uma reação anormal a uma separação, real ou imaginária, de um ente próximo, interferindo significativamente na rotina e no desenvolvimento do indivíduo. A aplicação de práticas da TCC em crianças podem incluir psicoeducação, reconhecimento e manejo de emoções, identificação de cognições distorcidas, exposição, automonitoramento e preparação para enfrentar situações de ansiedade. É relevante, quando necessário, o envolvimento dos pais ou familiares. CONCLUSÃO: O uso da TCC no tratamento da ansiedade infantil é eficaz ao combinar técnicas específicas direcionadas aos sintomas-alvo. A pesquisa sobre o potencial da TCC para reduzir a ansiedade infantil é crucial, pois a ansiedade na infância tem impactos duradouros na saúde mental, qualidade de vida e aprendizado, podendo perdurar na vida adulta.


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