O NOVO ENSINO MÉDIO

Éder Roberto de Oliveira Nunes, Gisele Trommer Martines

Resumo


Vivemos atualmente em uma sociedade extremamente individualista, com métodos de gestão, organização e produção de natureza excludente em praticamente todos os âmbitos. O mesmo vem ocorrendo na educação. O Ensino Médio, já há algumas décadas, vem tentando definir sua identidade como etapa de consolidação dos conhecimentos adquiridos na educação básica e também como primeiro passo para o acesso ao ensino técnico, superior e eventualmente já ao mercado de trabalho. Mais do que nunca, considerando o histórico de fracassos que acumulou nos últimos anos, houve então a necessidade de mudança de paradigmas, de repensar a estrutura, a organização e os objetivos desta que é agora considerada a etapa final da educação básica, o que implica no dever de garantir que isso se realize. Surge em 2011, a proposta do Ensino Médio Politécnico, projeto pioneiro no Brasil que veio a ser implantado em 2012. Tem como bases a noção de politecnia, constituindo-se também na interdisciplinaridade com organização das disciplinas em áreas do conhecimento, além da pesquisa como princípio pedagógico e uma carga horária mais ampla e diversificada. Esta pesquisa tem como objetivo verificar qual a opinião dos professores de um instituto estadual de educação de Cachoeira do Sul a respeito das mudanças do ensino médio politécnico, se elas estão contribuindo para uma educação de melhor qualidade e se correspondem às necessidades contemporâneas de acesso e educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada e análise dados por meio de análise de conteúdo.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA