ATIVO INTANGÍVEL: UM BREVE CONCEITO E OS PRINCIPAIS METÓDOS DE MENSURAÇÃO

Sabrina Roberta Petermann, Aléxia Tainá Puntel Seiboth, Larissa de Oliveira Dores, Cláudia de Freitas Michelin

Resumo


O intangível é um subgrupo representado por ativos incorpóreos e abstratos, causando dificuldade ao mensurá-lo. Possibilita maior controle dos processos, redução de disputa de mercado e análise da empresa. A mensuração do intangível é importante para a entidade, já que atribui valor ao bem incorpóreo. O objetivo do estudo é analisar os métodos de mensuração do ativo intangível, a fim de entender como é feito o cálculo do bem incorpóreo. Utilizando-se como método de trabalho a pesquisa bibliográfica e descritiva, por meio de informações oriundas de livros, sites, dissertações, teses, entre outros. Como resultados do estudo, juntamente com as considerações finais, identificou-se que existem vários métodos de Mensuração do Ativo Intangível, podendo destacar: cálculo do valor do intangível, razão valor de mercado/valor contábil, o “Q” de Tobin, modelo de Sveiby, grupo Skandia e o modelo Heurístico. Logo cada método possui suas características próprias diferenciando entre si.

Palavras-chave


Incorpóreo, bem, empresa;

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