AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM SISTEMAS BANCÁRIOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Resumo
Atualmente o domínio e a expansão do mundo digital estão cada vez maiores, graças aos dispositivos móveis e à internet. Realizar tarefas como acessar o jornal ou conferir o saldo bancário, com o auxílio de dispositivos móveis, está cada vez mais presente na vida da população. Para que essas tarefas sejam de fácil entendimento e manuseio, é necessário que esses sistemas possuam boa usabilidade, para que um usuário, sendo um jovem ou idoso, possa utilizá-lo de forma satisfatória. O objetivo desta pesquisa é identificar os aplicativos para dispositivos móveis dos maiores bancos atuantes no Brasil e aplicar uma avaliação de usabilidade com base em heurísticas e na norma NBR 9241-11 para saber se estes aplicativos possuem uma usabilidade adequada para algumas tarefas que foram projetados. Para realizar a avaliação foi utilizado o framework D.E.C.I.D.E. que auxilia na elaboração de avaliações ao seguir suas seis etapas, onde definiu-se que, para a avaliação de usabilidade fosse criado um questionário baseado na NBR 9241-11 e a avaliação heurística fosse realizada seguindo as heurísticas de Nielsen. Espera-se que com as avaliações seja possível identificar as principais fraquezas na interação entre pessoas e aplicativos bancários e sugerir caminhos fundamentados para melhorias nestes sistemas.
Palavras-chave
aplicativos; heurísticas; NBR 9241-11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA