FATORES QUE EVIDENCIAM A PRÁTICA DO FUTSAL EM ÂMBITO ESCOLAR

Mateus Luiz Ludtke

Resumo


Atualmente na escola, o esporte de forma geral, tem função inegável no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que além dos aspectos técnico-táticos do jogo consegue dar subsídios ao professor para tratar de questões sociais como a diminuição do individualismo, a cooperação, o respeito, a liderança, saber receber críticas e ainda aspectos de justiça, entre outros. Mas para isso, é necessário que seja desenvolvido de forma a não enaltecer a competição e a vitória. Um dos esportes desenvolvidos na escola, que chama a atenção pela motivação e preferência de todos os envolvidos, sejam alunos, pais e professores é o futsal, que segundo Voser e Giusti (2002) é o mais praticado no ambiente escolar. Este esporte consegue desenvolver, além dos aspectos anteriormente citados, aspectos motores, afetivos e cognitivos. Diante destas colocações surge a necessidade de discussão a respeito dos possíveis motivos que levam a esta preferência. Desta forma, foi elaborado um estudo tendo como objetivo verificar se existe esta preferência e quais os possíveis fatores que levariam os alunos e professores preferirem a pratica do futsal bem como optarem pela prática deste como conteúdo nas aulas de Educação Física. O estudo será aplicado em uma escola da Rede Estadual do município de Cachoeira do Sul, RS, tendo como sujeitos do estudo os professores de Educação Física e alunos regularmente matriculados e que praticam as aulas. O referido estudo está na fase de construção do projeto e as coleta de dados serão realizadas no primeiro semestre de 2017.

 


Palavras-chave


motivação, cooperação, Educação física

Referências


VOSER, da Cunha Rogério e GIUSTI J. Gilberto, O FUTSAL E A ESCOLA – UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. Porto Alegre-RS, Editora Artmed, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA