A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA GESTÃO DE UM NEGÓCIO

Sabrina Garcia de Castro, Indiara Sampaio Silveira, Barbara Loreto Trindade, Cláudia de Freitas Michelin

Resumo


Atualmente, busca-se mostrar a importância da contabilidade gerencial para gestão de um negócio, visando garantir uma tomada de decisão com eficiência e amplitude a partir de pesquisas que têm por base teorias e periódicos pertinentes ao tema, confirmando-se ao constatar que com a contabilidade gerencial, pode ter como base uma administração segura. A investigação que se apresenta neste artigo é de caráter exploratório uma vez que foi conduzida a partir de pesquisa bibliográfica com o propósito de elaborar fundamentação teórica pertinente ao trabalho. A contabilidade gerencial pode ser definida como ramo da contabilidade que coleta, proporciona e explica os dados necessários para os administradores da empresa, com a finalidade de assessorar no processo decisório. O controle gerencial é um método que oferece relatórios onde contém dados adequados que possibilitam aos seus usuários tomar decisões mais apropriadas em tempo hábil. A contabilidade gerencial é a área da ciência contábil que reúne inúmeros dados necessários aos gestores que completam as informações já existentes na contabilidade financeira, contudo seus procedimentos têm diferentes finalidades e usuários. Quanto às ferramentas da contabilidade gerencial, o principal objetivo é auxiliar o administrador na tomada de decisão nas atividades da empresa. É imprescindível que os relatórios consistam de maneira clara e precisa as demandas dos administradores, o modelo de decisão deve ser significativo para o tomador para atender ao seu processo natural e característico para cada caráter do evento ou problema a ser resolvido. Além de auxiliar quanto aos critérios para entrada e saída de sócios.

Palavras-chave


Gestores, controle gerencial e tomada de decisão

Referências


ATKINSON, Anth ony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG S. Mark. Contabilidade Gerencial. 3ª Edição. São Paulo: Ed. Atlas S/A, 2011.

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações Contábeis: Estrutura, análise e Interpretação. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. 16.ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOJI, Masakasu. Administração Financeira e Orçamentária. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. Controladoria. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque Em Sistema De Informação Contábil. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE Brasil S/A., 2012.

SILVA, Edson Cordeiro. Como administrar o fluxo de caixa das empresas. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas - 12ª Edição 2013 São Paulo: Atlas,2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA