PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO

Bianca dos Santos Lima, Kételin Rosa Machado

Resumo


A Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) se manifesta nos órgãos, tecidos e cavidades incisadas que foram expostas a um procedimento cirúrgico. A taxa de incidência de clientes que desenvolvem infecções como resultado direto de contato durante os cuidados de saúde está aumentando, fazendo com que a enfermagem, devido ao seu contato direto e recorrente com os clientes, tenha um papel importante no controle de infecção. O estudo objetivou identificar qual é o papel do enfermeiro no controle de infecções de sítio cirúrgico. A metodologia constitui-se de pesquisas na literatura; a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistema de busca na internet como o LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Foram definidas as seguintes palavras-chaves:Educação em saúde, Enfermagem, Infecção hospitalar. Obras pesquisadas de 2011 a 2016. Mediante pesquisa em literatura pode-se constar que a enfermagem tem um papel primordial para prevenção de riscos relacionados a infecções. O enfermeiro de Centro Cirúrgico precisa estar sempre atualizado sobre medidas de prevenção e controle das mesmas, capacitando suas equipes e se encarregando de realizar pesquisas na área, para que tenhamos mais conhecimento sobre o tema. Enfim, pode-se afirmar que a enfermagem, implementando verificação de cirurgia segura, junto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), forma a base para a prevenção de infecções decorrentes de tratamento em saúde, visto que buscam casos novos, realizam avaliações epidemiológicas e divulgam dados que auxiliam no combate a contaminação.


Palavras-chave


Educação em saúde, Enfermagem, Infecção Hospitalar.

Referências


CLAUDINO, Hellen; FÔNSECA, Leila. Infecção de sítio cirúrgico: Ações preventivas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Revista de Enfermagem UFPE. João Pessoa, v. 5, n. 5, pg. 1180-1186. Jun/jul 2011.

POTTER, Patricia; PERRY, Anne. Fundamentos de enfermagem. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

ROCHA, Junia; LAGES, Clarisse. O enfermeiro e a prevenção das infecções do sítio cirúrgico. Cadernos UniFOA. Volta Redonda, n. 30, pg. 117-128. Abr/2016.

ROSCANI, Alessandra et al. Validação de checklist cirúrgico para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 28, n. 6, pg. 553-565. Jun/Nov 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA