CAPITAL INTELECTUAL – UM ESTUDO DOS MÉTODOS DE MENSURAÇÃO

Elza Maria Rodrigues Pereira

Resumo


O Capital Intelectual caracteriza-se como a diferença do patrimônio contábil e o valor de mercado de uma empresa. Portanto apenas tem-se noção de sua importância no momento da venda da empresa. Os objetivos da presente pesquisa visam o reconhecimento dos instrumentos de mensuração do Capital Intelectual das empresas tendo em vista sua importância no cenário atual. Para o atingimento dos objetivos propostos para esta pesquisa utilizou-se como método de trabalho a pesquisa bibliográfica e web, a qual se caracteriza pela utilização de livros e sites. Como resultado de pesquisa, identificou-se que o mais importante método de mensuração do Capital Intelectual é o Valor de Mercado menos o Valor Contábil. Com base nas leituras realizadas, conclui-se que a antiga ideia de que o que não se pode ver, não pode ser mensurado contabilmente, não se aplica aos dias de hoje, onde o mercado se mostra cada vez mais competitivo, fazendo com que os gestores atuem muito mais na busca de profissionais bem preparados intelectualmente e desprendem recursos no sentido de preparar melhor seus colaboradores para inserirem-se nas mudanças impostas por este cenário.


Palavras-chave


Capital Intelectual – Mensuração – Intangível

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