A SOCIOLOGIA COMO MEDIADORA DE HABILIDADES CRÍTICO- REFLEXIVAS.
Resumo
Ensino - graduação - O trabalho que será apresentado tem como objetivo relatar as experiências que estão sendo vivenciadas durante o Estágio de Formação de Professores e Educação Profissional em ambientes escolares e/ou não escolares na Escola Estadual de Ensino Médio Virgilino Jayme Zinn, no Bairro Preussler, com alunos do 3° ano do Ensino Médio, na disciplina de Sociologia. O Projeto de Intervenção Pedagógica aborda a temática “A Sociologia como mediadora de habilidades crítico-reflexivas”, tendo como justificativa a importância desta disciplina para o despertar da criticidade dos educandos do Ensino Médio, quanto a aspectos relevantes envolvendo a política e como consequência as eleições municipais. O estudo da Sociologia se apresenta como importante fator mediador de habilidades crítico-reflexivas para os discentes, assim este é o momento propicio para a abordagem e reflexão do exercício da cidadania bem como o entendimento da importância que cada um deles tem nas discussões eleitorais. Estão sendo realizadas metodologias voltadas ao pensamento crítico, discussões, apresentações com práticas reflexivas, principalmente na área da política. O resultado ainda está em percurso, uma vez que estamos no meio do estágio, mas já é visível o entendimento acerca das questões políticas e do envolvimento que os alunos devem ter neste ano eleitoral. A discussão está sendo realizada em todos os encontros de maneira a elevar a criticidade dos educandos. Como conclusão parcial os alunos estão demonstrando o exercício da cidadania nos aspectos políticos, éticos e sociais através do envolvimento dos mesmos nas discussões críticas e reflexivas.
Palavras-chave: Sociologia; Criticidade; Reflexões.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA