Fatores influentes na escolha de um curso superior

Newton Maschio Filho, Bibiano Mesquita, Dionatan Roveda Linhares, Maique Dutra de Freitas, Priscila Maicá Ribas, Thársus Mori Vargas

Resumo


Os jovens chegam ao final do ensino médio e se deparam com o momento de escolher um caminho profissional para seguir. A geração atual recebe uma variedade de informações e impulsos provenientes de diversas fontes – influência de familiares, amigos, materiais de leitura, televisão, entre outros. O presente trabalho possui tema que visa avaliar quais fatores exercem influência na escolha de um curso superior. O problema da pesquisa é caracterizado pela pergunta “Que motivos levaram os alunos do curso de Psicologia do campus Ulbra Cachoeira do Sul ingressantes no semestre 2016/1 a optarem por este curso?”. O referencial teórico de base será composto por bibliografia sobre a área de motivação e a área vocacional. Justifica-se a realização deste projeto de pesquisa pelo objetivo de aprofundar estudos nas áreas referidas acima, tendo o apoio de um instrumento de pesquisa para identificar possíveis hipóteses, como a escolha do curso por interesse na área ou influências de outros fatores. Quanto ao delineamento da pesquisa, esta será Explicativa, visando identificar fatores que determinam a opção de escolha de curso. A aplicação se dará nos alunos do curso referido no problema da pesquisa, através de método de questionário semi estruturado, cuja pergunta única será composta por respostas fechadas pré-determinadas além de uma opção aberta caso o entrevistado tenha uma resposta diferente. A pesquisa terá abordagem mista Quantitativa e Qualitativa, considerando que seus resultados serão advindos de um questionário com respostas pré-definidas e também a opção de uma resposta aberta.

Palavras-chave: motivação; opção; vocacional.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA