Fatores influentes na escolha de um curso superior
Resumo
Os jovens chegam ao final do ensino médio e se deparam com o momento de escolher um caminho profissional para seguir. A geração atual recebe uma variedade de informações e impulsos provenientes de diversas fontes – influência de familiares, amigos, materiais de leitura, televisão, entre outros. O presente trabalho possui tema que visa avaliar quais fatores exercem influência na escolha de um curso superior. O problema da pesquisa é caracterizado pela pergunta “Que motivos levaram os alunos do curso de Psicologia do campus Ulbra Cachoeira do Sul ingressantes no semestre 2016/1 a optarem por este curso?”. O referencial teórico de base será composto por bibliografia sobre a área de motivação e a área vocacional. Justifica-se a realização deste projeto de pesquisa pelo objetivo de aprofundar estudos nas áreas referidas acima, tendo o apoio de um instrumento de pesquisa para identificar possíveis hipóteses, como a escolha do curso por interesse na área ou influências de outros fatores. Quanto ao delineamento da pesquisa, esta será Explicativa, visando identificar fatores que determinam a opção de escolha de curso. A aplicação se dará nos alunos do curso referido no problema da pesquisa, através de método de questionário semi estruturado, cuja pergunta única será composta por respostas fechadas pré-determinadas além de uma opção aberta caso o entrevistado tenha uma resposta diferente. A pesquisa terá abordagem mista Quantitativa e Qualitativa, considerando que seus resultados serão advindos de um questionário com respostas pré-definidas e também a opção de uma resposta aberta.
Palavras-chave: motivação; opção; vocacional.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA