Era uma vez... A leitura e a escrita no mundo da fantasia.

Camila Braatz

Resumo


Ensino – Graduação – O trabalho que será apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Anos Iniciais e/ou EJA com os alunos da turma do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Penedo situada no município de Candelária. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Era uma vez... A leitura e a escrita no mundo da fantasia”, tendo como justificativa a importância da leitura e da escrita, pois estas proporcionam à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutível. Ler e ouvir histórias é entrar em um mundo mágico, curioso, que diverte e ensina. A criança aprende brincando em um universo de sonhos, fantasia e imaginação, o que lhe possibilita um melhor entendimento do mundo e a construção do seu próprio conhecimento. Durante o estágio foram realizadas diversas atividades enfocando teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo desenvolver a linguagem oral, a capacidade de produção textual, a criatividade e a percepção auditiva dos alunos, bem como, despertar o gosto pela leitura e a escrita, aproximando as crianças ao hábito de ler e escrever.  O projeto teve resultados muito significativos, foi visível o maior interesse que os alunos começaram a ter pela leitura e a escrita. Como conclusão, os alunos demonstraram mudanças em seu comportamento perante a prática da leitura e da escrita, demonstrando mais interesse e afeto pelas mesmas, e ainda pôde-se perceber um melhor desenvolvimento em linguagem oral, produção textual e percepção auditiva.

 

Palavras-chave: Ler, Escrever, Linguagem.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA