O LUGAR EM QUE VIVEMOS

Jéssica Suyan Ribeiro de Vargas, Nanci Felix Veloso

Resumo


O presente trabalho é um projeto de intervenção pedagógica do Estágio Curricular de Anos Iniciais e/ou EJA, do curso de Pedagogia, da Universidade Luterana do Brasil – Campus Cachoeira do Sul, intitulado “O Lugar em que vivemos” e abrangerá algumas nuances sobre o município de Cachoeira do Sul, curiosidades, estudos históricos, o crescimento e desenvolvimento da cultura e dos aspectos físicos da cidade. Este projeto tem por objetivo desenvolver técnicas que instiguem os alunos ao conhecimento do lugar em que habitam e da história passada do seu próprio município. As atividades propostas foram planejadas a partir de uma pesquisa bibliográfica. Na prática do estágio serão desenvolvidas uma série de atividades, tais como: dinâmicas; leituras; criação de textos; trabalhos manuais com diversos materiais; confecção de cartazes; dentre outras, que visaram a construção de conhecimentos quanto a história do município, a fauna e flora local e o desenvolvimento pleno dos alunos. O ensino de história envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter cientifico, com reflexões que se processam em nível pedagógico e constituem a identidade social do estudante, relacionada sempre as complexidades advindas da realidade em que está inserido. Desta forma, o tema escolhido proporciona a construção de conhecimentos tanto do ambiente em que se vive quanto do próprio papel que cada ser humano tem dentro do espaço que habita. 


Palavras-chave


Estágio, história, cultura.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA