Conhecendo e aprendendo sobre a existência do ar

Lidiane Köhler Dias

Resumo


O trabalho que será apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Anos Iniciais e/ou EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, no município de Novo Cabrais, com os alunos do 5° ano A do Ensino Fundamental. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Conhecendo e aprendendo sobre a existência do ar”, tendo como justificativa que o ensino de Ciências contribui para o autoconhecimento e a formação da identidade dos alunos. A investigação da natureza, de suas transformações e das relações entre os seres vivos coloca os alunos em contato com os problemas ambientais da atualidade, ao reconhecer e compreender essas questões, eles são levados a refletir sobre as formas de intervenção dos seres humanos na natureza e a cultivar valores condizentes com a proteção ao meio ambiente, comprometidos com a melhoria da qualidade de vida. Durante o estágio, foram realizadas diferentes metodologias mesclando a prática e a teoria. O projeto teve resultados significativos, foi visível ver a preocupação dos alunos em relação à qualidade do ar que estamos respirando e com o desmatamento que afeta diretamente a qualidade do ar. Como conclusão, os alunos demonstraram pequenas mudanças em seu dia a dia, para diminuir a poluição do ar, que serão de grande importância para a qualidade de vida das futuras gerações.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA