AULAS MISTAS VERSUS AULAS SEPARADAS POR GÊNERO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Barros Karine Timm, Miguel Fabiano Moraes

Resumo


Pesquisa, graduação - O ser humano é totalmente social e desenvolve sua personalidade através da interação com as experiências do meio em que vive. A escola em toda a sua amplitude deveria atuar sempre como um agente socializador dos seres humanos juntamente com a família, pois estes são os responsáveis pela criação/elaboração dos valores, atitudes e preconceitos de cada um. As aulas de Educação Física são um espaço privilegiado por favorecer atitudes e comportamentos de auto cuidado em relação ao corpo, justamente por propiciar experiências de aprendizagem ao mobilizar os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade de forma intensa e explicita. Diante desta realidade, este estudo visa investigar em três escolas estaduais de Cachoeira do Sul, a preferência quanto à formação das turmas em relação aos gêneros masculinas e femininas. Serão investigados alunos do 9º ano bem como seus professores de Educação Física. Para coleta de dados serão aplicados questionários com questões abertas e fechadas, visando conhecer o ponto de vista de ambos diante da possibilidade de terem turmas mistas ou separadas por gênero. A pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados e tem seu término previsto para o mês novembro.

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