A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Leticia De Castro Moura

Resumo


O trabalho está relacionado ao Estágio Curricular de Formação de Professores que está sendo realizado em uma turma de Pós-Médio do Curso Normal, do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. O tema do projeto foi escolhido devido a necessidade de contribuir para a formação de professores, através da Didática de Matemática. Esta é uma disciplina essencial para a formação dos docentes pois é através desta que os alunos aprenderão diversas maneiras de ensinar para seus futuros alunos, compreendendo a utilização de metodologias adequadas para cada faixa etária e entendendo o processo de aprendizagem destes. Devido a importância que a Matemática tem na formação do ser humano, o educador deve estar capacitado para mediar os conhecimentos matemáticos necessárias para a formação do discente.  Os objetivos são todos ligados à área do conhecimento da Matemática, propiciando a eles um desenvolvimento e entendimento claro da disciplina. O projeto está sendo desenvolvido através de metodologias diversificadas com de leitura de artigos, debates, atividades lúdicas, estudo de métodos e atividades elaboradas para a aplicação com os futuros discentes.  A avaliação é feita diariamente  pelo  professor/estagiário levando em consideração atitudes, envolvimento e comprometimento com as atividades, o que constitui uma maneira de repensar as atitudes dos alunos e também o andamento do planejamento e da docência do estagiário. O Estágio é um momento rico de aprendizagens, interação teoria e prática e uma oportunidade de vivenciar a docência na formação de professores.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA