ANÁLISE DE CUSTOS E RESULTADOS EM UM RESTAURANTE COMERCIAL: UM ESTUDO NA EMPRESA X

Luis Artur Fontoura Feldman

Resumo


Saber os custos de uma empresa é o primeiro passo para uma gestão de sucesso. Em vista disto este trabalho foi elaborado a partir da necessidade de entender a gestão de custos, identificando os custos de um Restaurante Comercial denominado Empresa X. Esta pesquisa teve como objetivo mensurar e analisar os custos deste estabelecimento, para determinar sua influência no preço de venda, bem como o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição. Este assunto torna-se importante, pois, todos os estabelecimentos têm a necessidade de saber mensurar seus custos. Quanto ao método à pesquisa teve uma abordagem quantitativa, caracterizando-se por um estudo de caso, a coleta de dados se deu por uma entrevista semiestruturada, análise documental e uso planilhas. Como conclusões advindas da pesquisa [C1] destaca-se a importância do gestor conhecer a composição dos custos, um controle de custos eficiente torna-se uma medida eficaz para a manutenção da saúde organizacional. Ao entender o consumidor, suas necessidades e expectativas, a empresa estará no caminho certo para uma precificação eficiente. Outro fatosr importante para a determinação do preço é analisar a concorrência.Como limitações da pesquisa esta o fatoda Empresa X trabalhar com uma gama variada de pratos, e isto dificultou o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio de cada produto, mas foi calculado de forma geral, onde foi possível demonstrar ao gestor entrevistado, a importância da contabilidade de custos. Espera-se que os gestores do Restaurante passem utilizar as planilhas para diminuir os custos gerando mais lucros.

 


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