O PROCESSO DE RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CACHOEIRA DO SUL/RS

RAFAEL PESSOLANO RODRIGUES

Resumo


Atualmente, a permanência de um trabalhador em uma empresa, baseia-se proporcionalmente nas oportunidades de crescimento, nas experiências adquiridas, no reconhecimento e valorização do profissional, diferentemente de alguns anos atrás, onde era muito comum o trabalhador permanecer toda sua carreira na mesma empresa, muitas vezes motivados apenas pela recompensa salarial. A rotatividade de funcionários é algo normal e em alguns casos, pode até ser bom. Obviamente, que uma empresa onde a rotatividade é alta e sua gestão de recursos humanos é ineficiente, deve-se repensar suas ações para reter seus talentos. Porém para reter estes talentos a organização precisa fazer uso de práticas que possibilitem esta retenção. Desta forma, a presente pesquisa visou identificar e descrever os fatores de retenção de funcionários nas micro e pequenas empresas de Cachoeira do Sul/RS. O método de trabalho utilizado foi uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um cunho exploratório e descritivo fundamentado em um estudo multicaso. Como resultados de pesquisa, identificou-se os processos de retenção de funcionários, dentre eles, estruturas de salários equitativas e justas, tanto internamente quanto externamente, o salário não é o principal fator de retenção, a maior vantagem para reter um funcionário, segundo os gestores, é a experiência adquirida, a aceitação e o convívio com os clientes. Assim, conclui-se que os gestores pesquisados, possuem um grande desafio, que é reter estes profissionais, e com todas as dificuldades e recursos limitados, estes gestores demonstraram suas habilidades para desenvolver e reter estes profissionais, mantendo-os motivados, qualificando-os e remunerando-os, dentro de suas possibilidades.


Palavras-chave


Permanência, Reconhecimento e Rotatividade

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização. São Paulo: Atlas, 2003.

Furasté, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT.ed.-Porto Alegre:s.n., 2010

MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. Ed. São Paulo: Futura, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA