O PERFIL DO CONSUMIDOR ONLINE CACHOEIRENSE

Mauricio Meinhardt Peixoto

Resumo


Mudanças relativas às presentes inovações tecnológicas e a ampliação de acesso aos produtos e serviços por parte dos consumidores levaram ao aumento no processo de compra online. Compreender este fenômeno, o perfil dos consumidores online e o posicionamento das organizações na Internet tornaram-se uma estratégia de marketing, na qual orienta as empresas quanto à linguagem para comunicação e processamento de informações, de acordo com as características dos seus clientes. A partir dessa necessidade, verificou-se a importância de identificar e descrever o perfil do consumidor online do município de Cachoeira do Sul. O presente estudo teve como método de trabalho uma abordagem quantitativa, sendo seus objetivos exploratórios e descritivos, utilizando como método para coleta de dados um questionário fechado. Os resultados advindos dos instrumentos de coleta identificaram que a maioria dos clientes adeptos a realizar compras virtuais é do sexo feminino, as idades são entre 21 e 35 anos, solteiras, pouco possui conhecimento em inglês e consideram que conhecem o suficiente de internet, tendo mais acesso em casa e no trabalho. Sendo assim, conclui-se que para manter-se no mercado de maneira competitiva os gestores devem enquadrar suas linhas de produtos, bem como seu processo de gestão, que atinjam os consumidores virtuais já que estes vem crescendo de forma exponencial dentro do mercado. Sugere-se que as empresas procurem se encaixar nas normas legais do comércio eletrônico, definindo seu público-alvo e suas estratégias de mercado, para que possa de maneira eficaz expandir seu nicho de produtos a serem comercializados neste mercado exponencial.

Palavras-chave


: Perfil do Consumidor - Comércio Eletrônico - Comportamento do Consumidor online.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA