PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – EU E O MEIO AMBIENTE

Suelem de Oliveira Melo

Resumo


Este trabalho tem como finalidade relatar atividades de intervenção pedagógica constantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo geral deste projeto é divulgar as atividades realizadas pelas bolsistas, acadêmicas do curso de Pedagogia, atuantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Getúlio Vargas. Através da observação da turma e com base nos planos de estudo da instituição, construímos o projeto: Eu e o meio ambiente, com a intenção de proporcionar atividades que valorizem o meio ambiente, bem como a conscientização e o cuidado com a natureza. A Educação Infantil é uma etapa basilar para o desenvolvimento integral do infante nas dimensões sócio afetiva, cognitiva, psicomotora e psicológica. Nesta fase, é necessário promover atividades que visam o desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes, através de métodos adequados à faixa etária. É imprescindível o cuidado, no que se refere a ação da criança, seus gestos, escolhas, atitudes e produções, para que possamos reconhecer suas necessidades e desejos, além de um olhar atento às peculiaridades de cada aluno, sendo necessário o ato de observar. Somente com esse olhar, o educador é capaz de obter uma metodologia que realmente faça a diferença. Falar sobre meio ambiente é imprescindível, ainda mais com alunos da Educação Infantil, é nesta fase que os educadores devem estabelecer a ideia de preservação, respeito e responsabilidade com a natureza, visto que, são princípios adquiridos ao longo da vida.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA