UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO

Lidiane Köhler Dias, Franciele Sanmartin, Jéssica Suyan Ribeiro de Vargas, Nanci Félix Veloso

Resumo


Ensino – graduação – O presente trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica do projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela CAPES. O programa é desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Getúlio Vargas, e este projeto nas turmas de primeiro a terceiro ano do Ensino Fundamental. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização”, tendo como justificativa que a alfabetização é uma etapa basilar na vida de uma criança, que se estende do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. O papel do docente nesta fase é tornar o processo de alfabetização mais tranquilo e prazeroso, com destaque para que o trabalho realizado esteja voltado ao lúdico, pois este integra o método com as aprendizagens necessárias ao processo de alfabetização, proporcionando importante crescimento e conhecimento às crianças do ciclo de alfabetização. Durante a prática, foram realizadas diferentes metodologias mesclando a prática e a teoria. O projeto teve resultados significativos, foi visível o progresso dos alunos em relação ao processo de alfabetizar e seu encantamento pelos diferentes gêneros textuais.

 

 

 Palavras-chave: Iniciação à Docência; Alfabetização.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA