ANÁLISE DAS AREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Manuela da Silva Moraes, Joana Fortes Garske dos Santos, Cleiton de Aragão Cavalheiro

Resumo


Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional, que no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações, onde os profissionais que não conseguem se adaptar a essas constantes mudanças, estão fora do mercado de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar, analisar e descrever as principais áreas de atuação do profissional contábil no cenário nacional. Para atender a tal objetivo, este trabalho foi realizado através de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, identificando as principais áreas de atuação do profissional no setor empresarial, público, autônomo e acadêmico. Seu método de pesquisa, em forma de estudo de caso, e sua coleta de dados foi realizada através de pesquisa documental. Concluímos com presente pesquisa realizada que a contabilidade tem fundamental importância para a sociedade e que a área contábil está sendo mais valorizada e tendo grande crescimento através das novas tecnologias. O contador que está atuando hoje, já está sentindo a mudança e se atualizando, sempre numa busca constante de atualização, e o profissional que não está se reciclando está perdendo mercado. O contador pode ser sempre mais do que um profissional da contabilidade, se adaptando a qualquer tipo de mercado.

 


Palavras-chave


Palavras-chaves: Contabilidade, profissional, área de atuação.

Referências


NOGUEIRA, Valdir; FARI, Murilo Arthur. Perfil do profissional contábil: relações entre formação e atuação no mercado de Trabalho. Perspectivas Contemporâneas, v. 2, n. 1, 2007.

ZANLUCA, Julio Cesar. Contabilista–Profissão do presente e do futuro. 2013. 2013.

CAPACCHI, Maristela et al. A prática do ensino contábil no Estado do Rio Grande do Sul: uma análise da grade curricular frente às exigências legais e necessidades acadêmicas. In: CONGRESSO ANPCONT, I. 2007.

OLIVEIRA, Marcelle Colares. Análise dos periódicos brasileiros de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 13, n. 29, p. 68-86, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA