Desvendando o Rio Grande do Sul

Quelen Lara, Silvia Maria Santos

Resumo


O trabalho relata as vivências no Estágio de formação de professores e/ou Educação profissional, realizado no Instituto estadual de Educação João Neves da Fontoura, no terceiro ano do ensino médio, na modalidade Curso Normal.. O projeto desenvolvido “Desvendando o Rio Grande do Sul” tem como objetivo principal favorecer o conhecimento e a valorização da Cultura Rio-Grandense. Através dele foi possível trabalhar como os alunos transmitiriam seus conhecimentos a alunos do ensino fundamental  de uma forma que despertasse o interesse dos alunos. A cultura gaúcha está bastante envolvida na comunidade escolar, principalmente na vivência de muitas famílias. Desta forma o estudo e a respectiva aprendizagem tornam-se significativas para o aluno, á medida que este constrói o conhecimento e o percebe contextualizado em seu meio. Além disso, é necessário que o aluno saiba se situar dentro do espaço. Saber a localização, a história do seu Estado e como é a estrutura  deste. Este projeto de aprendizagem proporcionará descobertas, conhecimentos, curiosidades, enfim, permitirá que todo o desenvolvimento seja compartilhado entre os alunos envolvidos diretamente e público em geral, cumprindo sua função social e crítica, na construção do Saber.

Palavras-chave


vivência, aprendizagem, conhecimento, descobertas, desenvolvimento, cultura gaúcha

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA