Conhecendo a Cultura Gaúcha

Fernanda Dias Furtado

Resumo


O presente trabalho visa relatar as minhas experiências no estágio de educação infantil na Escola Rica Carvalho Bernardes,Cachoeira do Sul, teve como objetivo observar a prática da metodologia utilizada em sala de aula pela professora regente,contrapondo o conhecimento teórico acadêmico aprimorando a minha prática prática,por sentir a necessidade de levar um conhecimento maior da cultura gaúcha aos alunos, para que houvesse a construção de uma identidade regionalista amando e respeitando a nossa cultura de raiz. E acreditar na importância do trabalho conjunto entre escola/família/aluno/comunidade escolar busquei realizar uma metodologia que se baseou na ludicidade e criatividade dos alunos,dentre elas posso citar atividades práticas na construção de brinquedos com materiais recicláveis, resgate de brincadeiras e jogos recreativos que estão se perdendo como pular corda, elástico...,roda de chimarrão,degustação de alimentos típicos, contação de estórias, lendas, versos e “causos” (utilizando recursos variados como, livros, fantoches, flanelográfos...). O estágio de educação infantil precisa basear-se em referenciais teóricos para um embasamento de nossos estudos no desenvolvimento físicos, cognitivos, afetivo e social da criança. Conclui-se que devemos educar para a transformação de uma escola/alunos mais humana, que tenha um civismo, amando e respeitando a cultura gaúcha, seus símbolos e sentimentos por nossa cultura. Palavras-chave: Resgate, Criatividade, Transformação.


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