A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Ana Claudia Guske, Heloisa Fortes Staevie, Lauro Gomes Correa, Natalia Moreira Kasper, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: Wallon (1879 – 1962) apresentou contribuições na área do desenvolvimento, associando os atributos orgânicos com o desenvolvimento emocional e afetivo do ser humano. Para o teórico a afetividade além de ser uma das dimensões da pessoa, também é uma fase de desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida puramente orgânica, um ser afetivo. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da afetividade. OBJETIVO: Compreender como a afetividade se organiza no ser humano, segundo a teoria de Henri Wallon, e como contribui no processo de ensino e aprendizagem. METODOLOGIA: O estudo de natureza básica possui abordagem qualitativa. É de nível exploratório e como procedimento técnico foi utilizado pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: Considerando a afetividade e sua relação com o sujeito, foi possível constatar a importância desta na construção social da pessoa, de modo especial nas crianças. A teoria de Wallon apresenta os diferentes estados da afetividade nas diferentes idades, apontando sua importância e a relevância de saber lidar com ela. A teoria Wallon visa o desenvolvimento da pessoa. CONCLUSÃO: A educação integral do sujeito, resulta em adultos mais empáticos e racionalmente capazes. O professor, neste contexto, é peça-chave, pois será por meio dele que a abordagem se concretiza. O envolvimento emocional do aluno com o professor, com os colegas e com o ambiente é necessário para que se sinta motivado e para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma produtiva.

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