FUNCIONALIDADE EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES

Juciene Machado dos Santos

Resumo


FUNCIONALIDADE EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES.

 

Juciene Machado dos Santos¹, Mirele Ruff Trojanh Orientador¹.

 

1 Universidade Luterana do Brasil. juciene30@rede.ulbra.br.

 

INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno global e invasivo do neurodesenvolvimento, que apresentam déficts de comunicação social ou interação, padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hiposensibilidade ou hipersensibilidade à estímulos sensoriais, e nas esferas do desenvolvimento motor (BRASIL,2021).

De acordo com estudos o indivíduo com TEA, podem apresentar deficiências em proficiência motora, estabilidade postural, função sensório-motora, que dificulta o desenvolvimento das atividades de vida diária e a capacidade funcional dessas crianças (VALOIS et al, 2021).

Diante ao exposto, justifica-se esse estudo, que tem como intuito identificar as alterações na funcionalidade em indivíduos com TEA, visando a possibilidade de auxiliar em mais estudos, possíveis protocolos e condutas fisioterapêuticas para essa população e desta forma inserir o profissional de fisioterapia nesse contexto.

OBJETIVOS: O estudo tem como objetivo verificar se o TEA compromete a funcionalidade motora e as atividades diárias de um indíviduo.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional transversal. População e Amostra: Cuidadores de Crianças com TEA, participantes do Teacolhe Centro Regional de referência em TEA, de Cachoeira do Sul. Instrumento de coleta de dados: Será utilizado o questionário autoaplicável para coleta de dados referente à funcionalidade das crianças com TEA. Procedimentos de coleta de dados: Os participantes preencherão uma ficha para coleta de dados e logo após o questionário.  

 

     

Palavras-chave: Funcionalidade. Autismo. Fisioterapia. Desenvolvimento Motor.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Multidisciplinar da Ulbra Cachoeira do Sul/RS