O RETORNO À PRESENCIALIDADE E AS DEMANDAS DA ESCOLA

Cássia Schwartz Nunes, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O complexo cenário da educação atual demonstra as consequências importantes no âmbito emocional e psicológico provocados pela pandemia, afetando por praticamente dois anos o convívio social e o contato com as rotinas dos compromissos diários proporcionados pela escola. Em decorrência deste período de isolamento, os estudantes retornaram com significativas mudanças das emoções, causando prejuízos significativos na saúde mental, aprendizagem e consequentemente na qualidade de vida. DESENVOLVIMENTO: Buscando proporcionar espaços de escuta com professores, equipe diretiva e alunos de uma escola pública no município de Cachoeira do Sul, realizaram-se intervenções com estudantes do 6º ao 9º ano, pois identificou-se uma maior instabilidade emocional nos jovens dessas turmas. Ao observar as crises de ansiedade recorrentes entre os adolescentes, medo, insegurança, raiva, tristeza, comunicação violenta, percebeu-se que a identificação das emoções é fundamental para agir de forma adequada em relação aos próprios sentimentos e aos sentimentos das outras pessoas. Assim, o âmbito educacional que surgiu no período pandêmico trouxe muitas exigências, sendo a principal delas que professores e alunos se adaptem ao novo modelo de interação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta de reconhecimento das emoções e a autorregulação emocional é um importante recurso de adaptação da vida humana. O aumento da procura por intervenções sobre saúde mental na comunidade escolar demonstra a necessidade urgente de apoio e investimentos na educação para que se consiga acolher e amenizar os desafios encontrados neste retorno, área esta que recebe o resultado do que foi a realidade de uma pandemia e do isolamento social em cada família.


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