MONITORIA ACADÊMICA: A VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE MÓDULO PRÁTICO DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER

VIVIANE ALBERTO, Camila Nunes Barreto, Camila Nunes Barreto

Resumo


Introdução: a enfermagem envolve um conjunto de conhecimentos científicos unificados à prática,  e assim busca promover uma atenção integral a fim de atender as necessidades da  população nos diferentes contextos de inserção. O profissional enfermeiro deve buscar uma formação acadêmica qualificada, pautada nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, as atividades extracurriculares oportunizam ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na práxis profissional. A lei federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, instituiu a monitoria acadêmica. Esta possibilita o  desenvolvimento da autonomia do discente monitor, o aumento do senso de responsabilidade e a ampliação do vínculo do professor, monitor, e demais acadêmicos. O curso de enfermagem Ulbra Cachoeira do Sul realiza a abertura dos  editais de monitoria, semestralmente,  a fim  de oportunizar novos conhecimentos e experiências aos acadêmicos. Objetivo: relatar a vivência de monitoria acadêmica na disciplina de Módulo Prático em Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria acadêmica na disciplina do Módulo Prático em Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher,  realizada pela acadêmica do curso de Enfermagem do 7º Semestre. A atividade contemplou 68 horas, por meio de aulas teóricas-práticas, no primeiro semestre de 2017. As aulas com a presença de monitor foram desenvolvidas na rede municipal de saúde, de um município do interior do Rio Grande do Sul, numa unidade de saúde, voltada ao atendimento à saúde da mulher e num hospital de referência regional, na área da maternidade com atuação no centro obstétrico e leitos clínicos. Os encontros eram semanais, nas terças-feiras, com um grupo de seis alunos, professor supervisor da disciplina e monitora. Resultados: o espaço  de  monitoria constitui-se num instrumento de melhoria no processo de ensino na graduação. Ressalta-se a relevância do trabalho do monitor, visto que contribui no ensino-aprendizagem, além de estar constantemente adquirindo e buscando novos conhecimentos. Também a monitora proporcionou a troca de saberes, promoveu a liderança, a autonomia do aluno, o exercício da docência, a organização no processo de trabalho, intercâmbio  e as  troca de experiência com distintos semestres, culminando  em seu aperfeiçoamento na futura profissão. Conclusão: enfim, a atividade de monitor desenvolvida na formação acadêmica possibilita  fortalecer e ampliar a aprendizagem, promovendo  troca de conhecimento entre educadores e educandos. E ainda, aproxima discentes de graduação com sua área de atuação e afinidades pessoais,  incentivando o interesse pela docência e pesquisa.

Palavras-chave: Enfermagem, Monitoria acadêmica, Saúde da mulher.


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