ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NOS SETORES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Juciara Machado Silva, Jeferson Machado Horbach, Laisa Xavier Schuh

Resumo


INTRODUÇÃO:  A assistência humanizada é o cuidado dos pequenos e grandes eventos do dia a dia, tornando o ser humano único nos diferentes espaços e situações em que se encontra, prestando um atendimento personalizado, voltado não só para a doença mas para o ser humano que necessita de cuidados. A enfermagem é considerada uma profissão que sofre o impacto total, imediato e concentrado do stress, que advém do cuidado constante com pessoas doentes, situações imprevisíveis, execução de tarefas, por vezes, repulsivas e angustiantes, o que é comum nas unidades de pronto socorro. Os profissionais que atuam em unidades de atendimento de emergência devem ser capazes de tomarem decisões rápidas e precisas e de distinguir as prioridades, avaliando o paciente como um ser indivisível, integrado e inter-relacionado em todas as suas funções. Além disto, uma das características mais marcantes do pronto socorro é a dinâmica intensa de atendimento, onde a agilidade e a objetividade se tornam requisitos indispensáveis aos profissionais, o que muitas vezes dificulta o cuidado humanizado. OBJETIVO: Analisar a humanização em saúde, especificamente nos setores de urgência e emergência. METODOLOGIA: Consistiu de pesquisas na literatura existente e a localização das fontes de dados ocorreu em sistemas de busca na internet, como LILACS e SCIELO, no período de maio a junho de 2017. As obras pesquisadas envolveram o período de 2011 a 2017. RESULTADOS: Os resultados encontrados apontam que nos últimos anos o tema Humanização passou a ser discutido amplamente na sociedade, nos serviços de saúde e hospitais como uma reação ao modelo de assistência à saúde qualificada. Atuar de forma humanizada em serviços de urgência e emergência nos hospitais é um desafio ao enfermeiro e de uma equipe que possui como prioridade oferecer segurança a um atendimento rápido, eficaz, com apoio emocional ao cliente e sua família. CONCLUSÃO: A partir deste estudo foi possível identificar que, na prática dos setores de urgência e emergência, a humanização não tem se concretizado de forma eficaz. O atendimento humanizado é um ato a ser seguido a fim de melhorar a assistência em saúde, oferecendo segurança e atendimento rápido, além de um efetivo apoio emocional ao cliente e a sua família, aliados a uma atitude orientada para o aproveitamento dos recursos tecnológicos existentes. Destaca-se que há bases literárias já consideradas suficientes para se praticar a humanização do atendimento de urgência e emergência.


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