ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO GRUPO DE OSTOMIZADOS

carlos vinicius pereira, Tarcia Mirian postiguilhone, Dilma terezinha Machado

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiências vivenciados em um Projeto de Extensão da Universidade Luterana do Brasil-Campus Cachoeira do Sul, junto a Secretaria Municipal de Saúde do município de Cachoeira Do Sul. O projeto teve início em setembro de 2016, onde são atendidos mensalmente uma média de vinte pacientes, geralmente acompanhados de familiares. O grupo é composto pelos acadêmicos Carla Siqueira, Carlos Vinicius Pereira Tatsch, Chimeme Mendel Schuster, Fabiane Ataídes, Felipe Anoni, Flávia Barreto, Karen Kersting, Samanta Gomes, Tatiane Araújo, Tarcia Postiguilhone, sob a supervisão da coordenadora do curso de Enfermagem Dilma Machado que desenvolvem atendimento das necessidades das pessoas ostomizadas. Nas atividades desenvolvidas promove-se educação em saúde entre docentes, discentes, profissionais de saúde, usuários e familiares, proporcionando um saber fazer consciente, crítico, transformador e humanizador. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de Enfermagem frente à realização de ações educativas em um grupo de pacientes ostomizados e seus familiares. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de um grupo para pacientes ostomizados, realizado pela Universidade Luterana do Brasil-Campus Cachoeira do Sul junto à secretaria municipal de saúde de Cachoeira do Sul, desenvolvidos por acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem e Psicologia. Resultados e discussão: No grupo de ostomizados foram abordados assuntos relativos à alimentação, sexualidade, autocuidado e autoimagem, além dos cuidados básicos com a estomia e manejo da bolsa coletora, foram realizados também em parceria com Acadêmicos de Psicologia algumas dinâmicas de autoestima. A participação nos encontros dos grupos de convivência com pessoas ostomizadas nos permitiu adquirir e compartilhar experiências e saberes, tanto o saber teórico, quanto o técnico-científico. Considerações finais: A atuação de enfermagem é de grande relevância, pois o cuidado de enfermagem é central para o desenvolvimento do autocuidado pelo paciente ostomizado, aceitação e reinserção na sociedade. Faz-se necessário destacar que a educação em saúde é indispensável e fundamental para o processo de cuidado, resultando em uma assistência de qualidade, pois o enfermeiro, além de cuidador é um educador, não apenas em relação aos demais membros da equipe de enfermagem, mas para o paciente, seus familiares e cuidador informal.

Palavras chaves: Educação em saúde, Ostomia, Enfermagem.


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