SEGURANÇA DO PACIENTE: PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Ketelin Machado, Laisa Schuh

Resumo


Introdução: As unidades de Pronto Atendimento são consideradas as linhas de frente dos serviços de saúde devido a fragmentação da saúde. Muitos dos usuários que procuram atendimento em Unidades de Emergência e Urgência são aqueles nos quais não conseguiram atendimento médico em suas respectivas Estratégia Saúde da Família (ESF's) ou Unidade Básica de Sáude (USB's), ocasionando agravamento de cenários e um ambiente vulnerável para possíveis eventos adversos. Eventos Adversos (EA) são incidentes, ou seja, eventos ou circunstâncias na qual resultam, em danos desnecessários a saúde do paciente. Objetivo: Retratar as dificuldades encontradas nas unidades de atendimento de urgência e emergência que dificultam o processo de segurança do paciente. Metodologia: Este estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica de literatura especializada, embasado em periódico entre o período de 2011 a 2016. Os artigos foram selecionados pelos critérios de acordo com as palavras chaves selecionadas com auxilio do Descritores em Ciências da Sáude (Decs), sendo estas respectivamente: Segurança do Paciente; Emergência; Gestão de Segurança; Enfermagem em Emergência. O período de publicação foi de 2010 a 2017 e a seleção dos artigos foi feita pela leitura da integra. A Pesquisa ocorreu em bases indexadas como Scientific Eletronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa a Nível Superior (CAPES), com o total de 15 periódicos. Resultado/Discussão: Os principais desafios dos enfermeiros em relação a segurança do paciente, nas Unidades de Urgência e Emergência, encontrados na literatura foram: superlotação, gestão ineficiente, erros relacionados a medicação, sobrecarga de trabalho, estrutura física, falhas na comunicação e falta de conhecimento técnico-científico. Percebe-se, assim, que para o menor número de incidentes nos quais podem ocasionar EA é necessária uma remodelação dos serviços de saúde, no qual devem propagar a cultura de segurança entre os colaboradores das instituições, por meio de conjuntos de valores, atitudes, competências e comportamentos necessários para a efetividade nos atendimentos gerando menor dano ao paciente. Conclusão: Percebe-se, mediante embasamento científico, que é necessário o desenvolvimento da cultura de segurança a partir do aprimoramento organizacional, ou seja, uma gestão na qual exclua a cultura punitiva substituindo-a por um ambiente livre de culpa individual e que priorize a investigação dos fatos de forma a possibilitar estratégias que impeçam sua recorrência novamente. Uma forma de garantir a menor incidência de EA e propagando a cultura de segurança intrahospitalar é por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NPS), na qual tem a função de promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, fundamentais para as boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

 

Descritores: Segurança do Paciente; Gestão de Segurança; Enfermagem em Emergência.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.