PROJETO DE INTERVENÇÃO MAIO LARANJA – SEMÁFORO DO TOQUE
Resumo
INTRODUÇÃO: Este projeto trabalhou com a problemática que encontra-se presente em forma de atos brutais sobre a integridade das crianças e adolescentes, as quais são expostas a condições de abuso e violência, tendo consequências a curto, médio e longo prazo. A violência e o abuso sexual acarretam consequências na maioria das vezes irreversíveis para o resto da vida das vítimas, como problemas emocionais, sociais, de saúde, comportamentais entre outros. A escola é parte integrante da Rede de Proteção atuando preventivamente. Trabalhar a orientação de forma preventiva possui a importância de fazer a distinção entre toques afetivos de toques invasivos. Dessa forma, através da ação educativa, a escola cria uma estrutura para que vítimas fiquem menos vulneráveis a situações abusivas, sendo mais atentas às situações indesejáveis e saibam pedir ajuda, caso necessitem.
OBJETIVOS: Este projeto de intervenção teve como objetivos prevenir e conscientizar o público sobre o autocuidado, auxiliando na proteção de seus corpos e orientando sobre como pedir ajuda em caso de perigo.
METODOLOGIA: Trabalhou-se em formato de grupo na orientação de crianças e adolescentes em idade escolar de forma lúdica a reconhecer os limites de seu corpo e autoproteção, através da dinâmica do semáforo do toque, oferecendo a compreensão de que assim como no trânsito, nosso corpo também possui regras e limites. O semáforo do toque auxilia na melhor compreensão de forma visual onde pode ou não ser tocada, podendo reconhecer um abuso.
RESULTADOS: Através desta intervenção, após orientar o público alvo, espera-se que os mesmos possam reconhecer casos de possíveis abusos e saber como e onde procurar ajuda em casos de violência.
CONCLUSÃO: Conclui-se que ensinando desde cedo com abordagens apropriadas para cada faixa etária, conceitos de autoproteção, consentimento, integridade corporal, sentimentos e a diferença entre toques agradáveis e toques que são invasivos tem uma importância fundamental para aumentar as chances de proteger crianças e adolescentes de possíveis violações.
Palavras-chave: Violência, Abuso, Crianças e Adolescentes.
Apontamentos
- Não há apontamentos.