OFICINA DAS EMOÇÕES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE CACHOEIRA DO SUL

Bruno da Costa Behlke, Deyse Colvello Ubatuba Félix, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: Trabalhar sobre emoções com as crianças no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento emocional infantil e para que a escola se torne um espaço facilitador na infância. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de uma intervenção sobre emoções em uma escola de ensino fundamental do Município de Cachoeira do Sul (RS). A finalidade da intervenção foi apresentar as emoções básicas às crianças, bem como orientar sobre como reconhecê-las e expressá-las. DESENVOLVIMENTO: A intervenção ocorreu em um encontro de 1 hora de duração com alunos do 1º ao 5º ano, totalizando aproximadamente 50 participantes. Foram utilizadas técnicas como o “dado das emoções” e a “urna das emoções”. O “dado das emoções” possui em cada um de seus lados “emoticons” que representam as emoções básicas. Assim, ao jogar o dado, solicita-se que a criança diga qual é a emoção correspondente. Já a “urna das emoções” possui em seu interior placas com imagens das expressões emocionais e seus respectivos nomes. Desse modo, solicita-se ao participante que retire uma das placas da caixa e fale sobre uma experiência na qual sentiu a emoção representada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerou-se a intervenção positiva, pois as crianças foram muito participativas e criativas com suas contribuições sobre o tema. Entende-se que intervenções como esta precisam ocorrer nas demais escolas que, frequentemente, demandam sobre a questão da regulação emocional.

 

Palavras-chave: oficina, emoções, crianças.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.